Rescaldo das autárquicas 2005

Não vou aqui tecer qualquer tipo de comentários aos resultados eleitorais das autárquicas, vou somente explanar o que me aconteceu comigo ontem ao principio da noite, quando tentava a todo custo saber quem de facto tinha ganho no grande Porto e depois de me fartar das projecções dos canais de TV.

1ª tentativa www.maisautarquicas.com:
O site lá aparecia mas ao tentar aceder aos dados dos resultados a resposta era nula.

2ª tentativa www.rtp.pt
Deparo-me com a versão light do site somente com as projecções das sondagens realizadas à boca das urnas. Somente estão disponível os resultados das sondagens das principais cidades e dos candidatos mais mediáticos (Felgueiras, Gondomar, Sintra, Oeiras).
RTP Autarquicas 2005

3ª tentiva www.tvi.pt
Neste site parece que nem tinham havido eleições autárquicas. O site mantinha-se fiel aos “morangos com adoçante” e à ½ companhia.

4ª tentativa www.sic.pt
Nada… absolutamente nada ou mensagens de erro.
O erro abaixo foi a única resposta que consegui obter ao tentar aceder ao site.
SIC Online Autarquicas2005

5ª tentativa www.autarquicas.mj.pt
Já desesperado pensei que aqui teria a resposta às minhas dúvidas mas para surpresa o site ou não dava resposta ou ao tentar aceder aos resultados aparecia uma mensagem como abaixo.
Autarquicas mj 2005

Moral da história:
Algo correu bastante mal lá para os lados do STAPE / ITIJ e nem a publicidade à PT e à IBM lhe valeram. Tentei descobrir o que se passou a única coisa transmitida para fora foi “O processamento dos resultados autárquicas sofreu várias interrupções desde o início da contagem dos votos, a maior das quais durante cerca de uma hora e meia, devido a um problema informático no sistema central do Instituto das Tecnologias da Informação da Justiça (ITIJ), segundo disse à Lusa um técnico deste organismo.” @ http://www.diarioeconomico.com/edicion/noticia/0,2458,675046,00.html
O caso da SIC também é interessante dado que aparentemente a solução Microsoft e/ou infra-estrutura não esteve à altura do desejado.
A RTP jogou pelo seguro mantendo uma página “estática” e bastante leve enquanto a TVI nem sequer jogou, tendo a informação mínima referente ao desenrolar das eleições.

Update:
Autárquicas: Atraso nos resultados devido a volume de acessos ao site
Divulgação dos dados finais esteve parada mais de oito horas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *