Realtime Spam Map e Londres dominada por zombies

Segunda-feira infernal! Chego hoje de férias e tenho 1 colega de equipa de férias, outro em formação em Lisboa e fica aqui o vosso je a aguentar o barco. That’s life…

Li no F-Secure Weblog uma referência ao serviço Mailinator que disponibiliza e-mails que podem ser usados para nos registar naqueles sites e software duvidosos que sabemos que nos vão encher a caixa de correio de spam mas onde não tinhamos outra alternativa porque a chave de activação ou o URL de download vem obrigatoriamente para o e-mail.
Para além de não ser necessário qualquer tipo de registo no site e de uma solução bastante simples para o visionamento de e-mails para o endereço @mailinator.com, eles tem – porque recebem toneladas de spam – um mapa mundo realtime que nos mostra donde o spam está a chegar. Engraçado.

No seguimento também do tópico de spam, li na TechWorld um artigo intitulado ‘Zombies take hold of London’ que escreve que segundo a Symantec a cidade de Londres é a capital dos zombies (não, não é mais um filme do George A. Romero) com aproximadamente 150.000 (!) PCs infectados com worms/bots. A Symantec estima também que existam entre 1 a 2 milhões de PCs infectados com bots em todo o mundo e que 8% destes esteja localizado em Londres.
Segundo eles os países com mais bot-infected PCs são Inglaterra, seguido dos Estados Unidos da América e da China.
Este artigo, apesar de só me surpreender pela enormidade dos números de PCs infectados somente em Londres, deixa-me a pensar: “E quantos PCs infectados teremos em Portugal??” Pelo que vejo no meu IDS de casa e e em conversa com o pessoal da área de Networking na empresa o tráfego suspeito provenientes de IPs ADSL tem vindo a aumentar consideravelmente com o boom das vendas dos kits ADSL/Cabo a 25 € principalmente da Netcabo, Sapo e Clix.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *