Raspberry Pi para Totós – Parte 2

Neste segundo artigo do “Raspberry Pi para Totós” descrevo onde se pode adquirir o Raspberry Pi, os prazos da sua entrega e os preços expectáveis da solução.


Onde comprar:
Os Raspberry Pi podem ser adquiridos em várias lojas online. O meu conselho é comprá-lo num dos distribuidores globais (RS Components e Farnell) ou num representante local de confiança (como a InMotion). É de evitar os leilões e lojas menos conhecidas e sem grande reputação de vendas de equipamento informático.

Talvez seja uma boa ideia evitarem a compra do Raspberry Pi numa loja fora da comunidade europeia, nomeadamente em lojas nos Estados Unidos da América, como a Allied, porque se o fizerem poderão ter que desembolsar um considerável acréscimo no valor a pagar devido a taxas de transporte e de desalfandegamento.


Prazos de entrega:
Os prazos de entrega oscilam imenso, conforme a disponibilidade do stock e volume de encomendas.
Uma boa ideia será sempre confirmar o prazo de entrega expectável em várias lojas e decidir mediante as respostas que vos sejam transmitidas.
É necessário também ter atenção que, com alguma frequência, lojas como a RS Components sofrem significativos atrasos nas entregas, enviando posteriormente e-mails para os seus clientes similares ao seguinte:

Caro cliente,

Agradecemos novamente a sua encomenda de Raspberry Pi, referência 0000000000. Estamos a trabalhar arduamente com os nossos fornecedores de Raspberry Pi para garantir que receberá a sua encomenda o mais rapidamente possível.

Fomos informados de que o lote que esperávamos receber de aproximadamente 40.000 unidades de Raspberry Pi só chegará durante o mês de Setembro e as seguintes entregas em Outubro.  Este atraso deve-se à elevada procura gerada pelo chip processador Raspberry Pi. Infelizmente, isto significa que a sua encomenda poderá sofrer um atraso de 8 semanas, que estamos a tentar reduzir ao máximo. Já atualizamos o plano de entrega nas Perguntas Frequentes do nosso site e no fórum de Raspberry Pi. Assim que tivermos mais informação dos nossos fornecedores, entraremos imediatamente em contacto consigo para lhe comunicar as melhorias da situação.

Apresentamos as nossas sinceras desculpas por este atraso e garantimos que estamos a fazer o possível para que receba a sua Raspberry Pi o mais rapidamente possível.

Com os melhores cumprimentos,

RS Components & Allied Electronics


Preços:
Como já referi no primeiro artigo, o preço “base” do model B é de $35 (US dollars). Em cima deste valor teremos sempre que somar mais os impostos e as taxas de envio, por isso o valor final para um Raspberry Pi – com entrega em Portugal – deverá rondar os 45 €.

Se formos também adicionar uma caixa, um cartão SD e a alimentação poderemos ter que somar mais uns 20 a 30 €.

 

Ver também:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *