Popcorn Hour A-110

Como o Pai Natal ainda vem longe, perdi a cabeça e desembolsei quase 300€ por uma PopcornHour A-110 (A-110 + Pen USB WiFi Atheros). Passado uma semana de utilização deste Network Media Tank estou em condições de afirmar que foi um bom investimento.

Apesar de inicialmente estar inclinado para o modelo A-100 decidi investir mais uns euros no modelo A-110 principalmente devido à opção de tornar o A-110 num disco externo (USB Slave), permitir a instalação de discos internos SATA (em vez de IDE) e por este modelo ter 1 porta USB 2.0 escondida atrás (a A-100 tinha as 2 portas USB à frente).

Após instalação facíl de um vulgar disco SATA 3,5″ para ter storage no A-110, upgrade de firmware via cabo rede e ultrapassado um bug no firmware que ainda não permite chaves WPA com espaços pelo meio, lá consegui usufruir de todas as potencialidades do A-110.

Para já, o que me enche as medidas é o servidor de FTP e Samba para transferência dos ficheiros, o cliente Bittorrent acessivel por Web e claro a leitura fácil de DivX (mesmo que estes estejam residentes num disco externo formatado em FAT32) sem qualquer problemas. Estas são muito poucas das imensas potencialidades deste gagdet de sala-de-estar, destaco mais algumas:

  • Video output: HDMI (1080p) / Components (1080p) / S-Video / Composite Video;
  • 1 Ethernet 10/100 Mbps port e USB-WiFi 802.11g 54 Mbps (se adquirido o doungle USB WiFi);
  • Serviços video na Internet: YouTube, Google Video, MetaCafe, VideoCast, etc;
  • Serviços audio na Internet: Audio: iPodcast, Radiobox, ABC News, Jamendo;
  • Serviços de fotos na Internet: Flickr e Picasa;
  • Peer-to-peer TV: SayaTV;
  • Leitor de RSS: Bloglines;
  • Outros serviços Internet: Yahoo! Weather, Yahoo! Traffic alerts, Yahoo! Stock, Cinecast, Shoutcast, rádio, etc;
  • Permite a leitura de ficheiros audio AAC, M4A, MP1, MP2, MP3, MPA, WAV e WMA;
  • Permite a leitura de imagens JPEG, BMP, PNG e GIF;
  • Permite a leitura de ISOs e IFOs;
  • Suporte de legendas SRT, SMI, SUB e SSA.

Claro que senti a necessidade de ter um ambiente mais “sysadmin friendly” e tive que configurar um acesso à shell, o que agora me permite muitas mais modificações. Algo bastante simples que me permite agora acesso ‘root’ ao A-110 para fazer mais umas brincadeiras sem necessidade de usar o comando remoto nem os acessos Web para gestão remota.

Mas claro que a PopcornHour A-110 tem alguns pontos fracos:

  • Aquecimento: A caixa aquece qb e por isso não arrisquei pousar-lo por baixo da Dreambox. Já surgiram alguns hacks como instalação de ventoinhas mas para já vou deixar-lo assim;
  • Cópia de ficheiros via GUI: A transferência de ficheiros entre disco USB e o disco interno parece-me um pouco lenta caso se utilize o GUI na televisão;
  • O GUI via Web, mas também o acessível na televisão, poderia estar mais bem conseguido e certamente será melhorado nas novas versões do firmware;
  • O bug que não permite chaves WPA com espaços deu-me a volta à cabeça. Tive que abrir um issue de problema no suporte técnico para eles me indicarem que a única solução era retirar os espaços da chave que usava;
  • Freezes: Já provoquei 3 ‘freezes’ ao A-110, sempre a transferir ficheiros (ou USB para disco interno ou via FTP) para a caixa e ainda não consegui descobrir o porquê deste acontecimento.

0 thoughts on “Popcorn Hour A-110”

  1. Eu tambem um pipoca com um disco de 1 TB inside. Depois tenho na porta de tras um hub USB Dlink com alimentação externa de 8 portas nas quais tenho já 5 discos USB Maxtor Basics de 1 TB cada.
    Não podia ter feito melhor investimento, o SO internno é demais funcional mas claro os freezes acontecem especialmente devido a mt o que se faz com ele.
    Eu por exemplo nunca o bloqueiei e faço algo genere copio n filmes por dia em formato MKV em Full HD logo sao files de 8 a 30 GB cada para dentro do pipoca para os discos externos, tenho sempre a apresentação de filmes YAMJ a rolar é tipo videoteca do melhor mesmo a rolar e o bichinho nao para. Fora ainda dizer q o pipoca esta sempre a ver quando há novos episodios das minhas series e como bem mandado que é vai buscar em HD claro, para divs tinha outra porcaria de 50€ no mercado.

    Melhores cumprimentos de um pipoqueiro bem satisfeito

  2. Bom dia,

    Olha acabei de comprar um popcorn hour A110 com a pen wireless… e gostava que me desses umas dicas pode ser? Estive a mexer naquilo…só que não tou a ver é como é que se faz para aquilo ficar na rede da minha casa e ir a procura de videos nos meus outros pc’s …. já consegui ligar por wireless.. das-me umas dicas sff? Tb nao sei para que serve o servidor samba e http://ftp…qual a utilidade disso? obrigado fico a aguardar resposta. abraço

  3. Realmente o PCH A110 é um espetáculo.
    Ainda não usei muito, tendo apenas um HD interno de 500GB.
    Notei que quando rodo arquivos MKV com mais de 3GB, por exemplo, ele trava. Isto seria por causa da formatação do HD?
    Grato se tiverem alguma dica a respeito.

  4. Caro Hugo, estou procurando um produto que substitua o meu pc. Tem somente win xp + bittorrent + eMule fica 24hs ligado fazendo download. Acesso remoto onde incluo os torrents na pasta específica e retiro os filmes concluídos de outra pasta. Instalar um serviço DLNA e também compartilhar as pastas para ver via rede por cabo. Os filmes em MKV 3D SBS são de 16gb em 1080p. Minha rede é normal de 100.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *