NDrive v3

Durante esta férias usei a nova versão V3 do NDrive para chegar a alguns destinos, hotéis  e descobrir alguns restaurantes recomendados pelo Expresso (Escape/Boa Cama Boa Mesa), o que deu para chegar a algumas conclusões sobre esta nova versão do NDrive.

As principais novidades da V3 são logo visíveis no interface visual dos mapas e menus. Os menus apresentam-se agora com botões maiores e com um look mais “profissional” e em termos da apresentação dos mapas e navegação é apresentada mais informação, de uma forma mais sóbria mas funcional e user-frienldy.

Nos aspectos visuais verificamos que agora temos a possibilidade de visualizar em 3D os edifícios mais emblemáticos de Portugal no mapa de navegação. Claro que não esperem uma réplica exacta do edifício, mas dá para ficarmos com uma ideia da localização e aspecto do edifício. Pessoalmente não vejo muita utilidade nesta novidade, mas certamente deve ser mais um aspecto diferenciador entre os seus concorrentes.
Em termos de velocidade da aplicação pareceu-me existir algum acréscimo de fluidez na navegação com o meu antiguinho Qtek S200 e o re-calculamento das rotas é efectuado com rapidez suficiente para quem vai a guiar e quer seguir por outros caminhos que não são os inicialmente sugeridos pelo NDrive.

Agora em termos de aspectos menos positivos, posso salientar alguns erros na IA do navegador: Em algumas saídas de auto-estrada, que também eram entradas da mesma, o NDrive (que deve seguir a máxima do “circular o mais à direita possível”) mandou-nos pelo trajecto mais desapropriado. Verifiquei também que os avisos de radar requerem uma melhor afinação, uma vez que circulando numa auto-estrada em que o radar se encontra no outro sentido o software sugere cuidado com o mesmo ou circulando numa estrada secundária e ao passar por baixo de uma auto-estrada com radar perto o NDrive avisa-nos do radar inexistente nesta via.
Outra má novidade é que a partir do final de 2008 os mapas “Portugal Expresso” e “Portugal Expresso Via Verde” deixarão de ter direito a actualizações gratuitas, devendo posteriormente a essa data adquirir separadamente os mapas actualizados.

Na globalidade considero a versão V3 do NDrive melhor do que a sua predecessora e nem que seja pela actualização dos PDI (Pontos De Interesse) do Escape/Boa Cama Boa Mesa vale bem a pena aproveitar a actualização grátis até ao final do ano.



0 thoughts on “NDrive v3”

  1. Tenho um NDRIVE G280R, tentei fazer actualização e deu erro, ficheiro corrupto. Fiz reset ao aparelho e não consegui fazer mais nada. tenho o DVD que acompanhava e já tentei instalar e actualizar. Se tens conhecimento é possível dares-me alguma dica sobre como resolver este problema? Os meus agradecimentos.

  2. A minha sugestão é ligares para o suporte técnico da NDrive por telefone.
    Caso sejas do Porto podes mesmo passar pelas instalações deles que eles certamento te resolverão o problema.

  3. Tive problemas numa actualização, deu erro… a forma mais rápida foi copiar o conteúdo de um amigo e fazer o meu registo e “voi lá” funciona até hoje

  4. Tenho um S300.
    Posso concordar com muitas das opiniões mas não posso deixar de refererir que a assistência pós-venda não é má é péssima. Tentem ligar, só ligar telefonicamente e depois comentem. Tenten comprar uma stilus e depois vejam. Estou á cerca de 3 meses á espera.
    É pena, hoje em dia não basta bom hardwere.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *