Mudança da hora

Cá na empresa em todas as mudanças da hora (último sábado de Março e último sábado de Outubro) temos que vir trabalhar por causa disso mesmo, a mudança da hora nos servidores. As equipas Aplicaçionais, SAP e DBA param as base de dados, aplicações e outras, validamos que a hora muda em todas as máquinas e depois têm que levantar novamente as aplicações.
Alguns de vocês podem-se interrogar porque raio que temos que vir trabalhar tendo nós na maioria das máquinas ntp e a timezone correcta e os crons só correm 1 vez. A resposta é simples: software e aplicações antigas e mal concebidas.
Algumas das aplicações existentes nas máquinas só tem em conta a hora da máquina e se, como no caso de hoje, existem 2 vezes 1:00 elas irão correr os batchs 2 vezes que estejam programados para essa hora. Como ninguém quer arriscar algum problema ou inserção duplicada pára-se algumas aplicações durante esta hora “morta”.
Felizmente as máquinas com aplicações com estas características tem vindo a desaparecer ao longo do tempo e em todas as máquinas mais recentes só verificamos que está tudo OK, sem ser necessário mais qualquer intervenção.

@ http://www.oal.ul.pt

Em conformidade com a legislação, a hora legal em Portugal continental:
• ano 2005: será adiantada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 27 de Março e atrasada de 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 30 de Outubro.

A maioria das pessoas nesta altura diz-me “vamos dormir mais uma hora” eu costumo dizer “vou trabalhar mais umas horas”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *