Intermediate SysAdmin Solaris 9 – dia 1

Antes de vir para a formação saquei do Route66 e procurei a avenida do Hotel e a avenida do centro de formação e a versão optimista dizia que distavam cerca de 500 metros uma da outra. Infelizmente hoje de manhã descobri que o cálculo apresentado foi feito do fim da avenida ao principio da outra avenida o que não correspondia nem de perto com a real localização de ambos os sítios, estava para ai uns 4 kms de distância. Era uma boa ideia se os hoteis começassem a inserir nos sites as coordenadas GPS de localização do hotel, para mim tinha-me dado muito menos trabalho e dores de cabeça descobrir à última hora qual a melhor maneira de chegar a horas à formação – era só inserir as coordenadas no Route66 ou noutro programa do género e descobrir a rota mais indicada – e para quem possui carro com GPS facilitava imenso os trajectos até o hotel.
Lá cheguei então à formação com 10 minutos de atraso, e convicto que no dia seguinte não chegaria atrasado.
O espaço da formação, localizado no Central Park em Linda-a-Velha, Oeiras, é agradável, com boas condições, as workstations são umas Sun SunBlade 150 (UltraSPARCII a 650 com 1Gb RAM), o material fornecido pela Sun é suficiente (2 manuais, 2 canetas, 1 bloco de notas e uma sacola) o formador parece-me bastante competente e os restantes 4 formandos são simpáticos e easy-going. Um dos formandos vem do Bes Investimento, outro da Lucent, uma do Banco de Portugal e outra do IEESS.

No primeiro dia demos o 1º e 2º módulos: “Introducing the Solaris OE Directory Hierarchy” e “Managing Local Disk Devices”, onde se focou temas como file-names, tipo de ficheiros, inodes, links, estrutura física dos discos, prtconf, format, devfsadm, etc, etc… Nada de muito novo para mim mas interessante de verificar as diferenças entre o Solaris e os restantes Un*x e relembrar alguns conceitos sempre importantes para um SysAdmin.
Acabado o dia de formação fui rumar para o Hotel, para me ligar à Net. Infelizmente o 0800 da empresa estava com problemas por isso tive que escrever esta entrada do blog offline para depois inserir no /home/secretos. Em alternativa ao browsing na Net estive a estudar um pouco para o RHCE e no final da noite desliguei o cérebro e fiquei a ver alguma televisão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *