Firefox 3, será que é desta?

Uma das queixas dos utilizadores do Firefox, em que eu me incluo, é que passado algum tempo de utilização este browser começa a consumir uma quantidade significativa dos recursos RAM da máquina. Mas parece que teremos menos destes problemas na versão 3, porque segundo um teste realizado pela ZDNet e futura versão do Firefox deverá trazer boas novidades neste campo.

Foi comparado o Firefox 3.0 beta com o Firefox 2.0.0.9 e os resultados foram mais abonatórios para o 3.0, tendo este consumido cerca de 62 Mb contra os 103 Mb da versão 2.0.9, isto ao após abrir 12 páginas.

Vamos então esperar que os tipos da Mozilla não mudem este rumo e tragam-nos uma versão mais estável e mais “leve” do browser que já tem uma quota de “mercado” de mais de 35% (e bastante mais em alguns círculos mais técnicos).

0 thoughts on “Firefox 3, será que é desta?”

  1. Ainda não testei o Firefox 3, mas posso afirmar que o Flock – um clone do Firefox – “come” menos memória que o irmão mais velho (ou será pai?).

    Com o Firefox, por esta altura, já estaria com perto de 250MB “comidos”, mas com o Flock a coisa anda nos 130MB, +/-. É uma diferença bastante grande.

  2. Posso-te dizer que ao fim de algumas horas de trabalho já consegui ultrapassar os 600MB, ok que tenho alguns plugins instalados como o Firebug e o WebDeveloper mas de qualquer modo é uma quantidade brutal de RAM. Espero que o 3.0 venha mesmo resolver, se não totalmente, pelo menos em parte este problema.

  3. 3 janelas, varias tabs, FF 3.0 B5 portable em Windows XP Pro, com 3 dias de funcionamento:
    330MiBs de RAM actual, 374MiBs de max usado.

    FF 3.0 b5 Ubuntu Hardy, uma janela, um tab: 99 MiBs residentes, 340MiBs em memroia virtual

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *