Bonding em Linux

Nos últimos dias tive a necessidade de fazer um “refresh” aos meus conhecimentos de bonding em Linux e após muita pesquisa encontrei  o melhor tutorial sobre esta matéria. Encontra-se em http://www.linux-foundation.org/en/Net:Bonding e é de facto um howto muito completo sobre este assunto. Recomendo!

BTW, se tiverem problemas com o mode 0 (também chamado por balance-rr) e necessitarem de load balacing e fail over entre duas ou mais placas de rede com uma solução multi-switchs experimentem o mode 6 (ou balance-alb), comigo funcionou às mil maravilhas.

0 thoughts on “Bonding em Linux”

  1. Olá,

    Imaginemos, tenho uma 1 linha ADSL ligada a um gateway, e por detrás tenho uns 100 usuarios a usar essa ligação, como 100 utilizadores já estão a sobrecarregar a linha podia fazer entao juntar umas 5 ligações adsl e a gateway trata do ‘boding’ correcto?

    Ou entendi mal :S

    Abraço, keep good posts 🙂

  2. O bonding não faz exactamente o que tu pretendes, mas pode ser uma solução “intermédia” e barata para o teu problema.
    Por exemplo ter 5 placas de rede ligadas a 5 modems adls com 5 linhas adsl associadas (ter ip fixo cada 1 delas talvez fosse uma boa ideia e números sequênciais), com a mesma gateway e brincar um pouco diferentes modos que o linux bonding permite ter para ver qual o comportamento das conexões.

    Nunca experimentei e nunca vi isso em produção por isso não te garanto que a solução funcione, e atenção que mesmo que funcione nunca vais conseguir uma largura de upload /download que seja a soma das 5 adls, mas consegues 1+1+1+1+1.

    Procura por ‘dsl linux bonding’ no Google que tens alguns exemplos e muitas ideias de pessoal que já passou por isso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *