Asterisk @ SAM

Li no Slashdot que a ‘Sam Houston State University‘ está a mudar a sua solução VOIP de Cisco para Asterisk.
Trata-se de uma universidade com mais de 6.000 utilizadores e para já foram migrados 1.600 telefones para a solução Asterisk composto por 6 servidores Dell e algumas placas Digium. Esperam continuar a migração, substituindo o software nos restantes telefones Cisco e Nortel e erradicar a antiga PBX.

Como vantagens da solução escolhida eles destacam o preço (para já os custos foram reduzidos para 1/3) e a não dependência do software proprietário da Cisco. Mas existem algumas desvantagens como a falta no Asterisk de algumas soluções avançadas que o CallManager disponibiliza e a quebra do suporte técnico dos telefones Cisco após a migração para Asterisk.

De facto é uma solução com uma dimensão considerável que poderá trazer mais alguma visibilidade ao Asterisk e será um case-study a seguir com atenção.

0 thoughts on “Asterisk @ SAM”

  1. É realmente uma bela iniciativa. Com instalações como esta é muito mais possível convencer os céticos que soluções de VoIP (com Asterisk ou não) são uma realidade, tanto em qualidade como economia.

  2. A FEUP também está a fazer o mesmo! ;o)

    A coisa é que nunca passaram por uma solução CISCO e estão directamente a migrar o PBX deles actual para asterisk! Tem tido bastante sucesso com as suas implementações!

    Hugz,
    Luís

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *