A importância destas pequenas coisas

Hoje ao final da tarde fui interceptado por um ex-colega, agora nosso cliente, sobre impossibilidade de aceder a um dos sites de comércio electrónico que eles possuem. Após vários testes chegamos à conclusão que o problema era que alguém se deveria ter esquecido de pagar uns trocos à FCCN para renovar o dominio .PT e deixaram o domínio expirar, estando agora no estado de “não existência”.
Ora gastam milhares de euros no desenvolvimento e manutenção de um site e um pequeno pormenor como o pagamento de uma factura emitida pela FCCN no valor de 58 € é esquecida, com consequências desastrosas para o negócio. Uns dois ou três dias de indisponibilidade do site, a má imagem para o público em geral e uma péssima imagem para o público mais técnico.

Este é um daqueles casos que pequenos detalhes fazem uma grande diferença.

0 thoughts on “A importância destas pequenas coisas”

  1. A FCCN tambem ajuda. Nao foi nenhum mail a avisar para ninguem?
    Agora ja’ percebi porque e’ que me telefonaste na terca-feira com aquela pergunta… :-/

    Tive um cliente que ficou sem o dominio .pt porque ligaram da FCCN para o contacto existente (domino antigo e nao tinha todos os dados, como o e-mail de contacto, etc.) que por acaso era de um ex-funcionario ou socio ou assim. Como este respondeu que nao queria o dominio para nada, cancelaram-no (penso que a uma sexta-feira) e foi preciso passar tambem por todo o processo de registo inicial, com os dias de downtime (ainda por cima incluindo o fim-de-semana) “da praxe”.

  2. Por acaso neste caso o downtime foi bastante mais curto porque parece que alguem de “cima” falou com directamente com alguem da FCCN e resolveram na mesma noite o problema com o factor ‘C’.

    Como costumam dizer: “quem tem amigos não morre na cadeia”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *