A importância da excelência nas TIs

À uns dias fui almoçar com um amigo antigo que não o via à um bom par de anos – que me descobriu novamente através daqui do blog – e pudemos por a conversa em dia com temas quase exclusivamente tecnológicos mas também com algumas recordações à mistura.

Ele actualmente é um dos sócios-gerentes de uma empresa de tecnologias de informação, prestando serviços de web hosting. Quando falo em web hosting não estou a falar de um daqueles resselers de espaço nos States… não, neste caso ele possuí e gere várias máquinas alojadas na ‘Lisbon TelExchange Center’ (aka NFSi), faz toda a administração e monitorização, compra software para fazer face às exigências do negócio e dos clientes, implementa novas funcionalidades, têm packs para resellers, suporte 24×7, faz a facturação,… “the whole nine yards”.

O que ele me disse, e que também faz sentido para todo o mercado de TI, é que valorizando a excelência nos serviços prestados ele sabia que conseguia ter um cliente fidelizado e confiante na empresa durante bastante tempo. Ele relatou que já teve casos de clientes que saíram para outro provider mais barato e que passado algum tempo voltaram dizendo que afinal notava-se a diferença na qualidade do serviço prestado.
Ele sabe que não consegue concorrer pelo preço e com algumas das features que os grandes players oferecem ( 1 | 2 ) mas aparentemente tem-se safado bastante bem com a dedicação e atenção que prestam aos seus clientes.
Quando o mercado é tão dinâmico e exigente com este IMO só temos dois caminhos para sobreviver: ou pelo preço ou pela qualidade (se conseguirmos aliar os dois ainda melhor).

Apostar na qualidade e excelência do produto/serviço faz todo o sentido mas é pena que em algumas empresas (TI e não TI) os accionistas estejam mais preocupadas com o lucro imediato do que com a fidelização do cliente através de muito esforço e dedicação.

0 thoughts on “A importância da excelência nas TIs”

  1. Viva,

    antes demais não te ponhas armado em certinho que a conversa foi basicamente “tecnológica” mas também se falou do sexo feminino…

    Queria apenas acrescentar uma coisa ao teu post. A pior concorrência que se pode ter num mercado tão competitivo como este, nem são os “big players” internacionais. São sim, os supostos big players nacionais, que alegam tráfego nacional, servidores nacionais, blá blá blá nacionais… mas na altura da facturação ao cliente, são tudo menos nacionais. Ou são do país X e cobram 16% de IVA, ou estão sediados em Y e não cobram IVA… A facturação é toda feita fora, apesar de apregoarem em voz alto a palavra NACIONAL!

    Lógico que depois também temos aqueles que nos compram um plano de revenda por exemplo com 2 GB de espaço, revendem 20GB (Virtualmente) e de um dia para o outro, desaparecem (porque as pessoas compram sem ver quem está por detrás) deixam de nos pagar, nós acabamos por suspender as contas que lá estão e o cliente final fica de mãos a abanar.

    Enfim, estamos nesta luta desde 2001 e temos conquistado o mercado com praticamente zero de publicidade, sendo que temos como “comerciais” no dia a dia algumas centenas de clientes satisfeitos, e são sem dúvida a melhor publicidade que podemos ter.

    Grande abraço, e vamos lá ver se não voltamos a encontrar-nos daqui a 4 ou 5 anos outra vez, afinal de contas estamos a poucos Kms de distância.

    PC

  2. Normalmente a ultima coisa que qualquer empresa (em qualquer industria) quer fazer é competir apenas na base do preço… isso comodotiza-lhe o negocio, e tira-lhe qualquer possibilidade ambições de crescimento, isto ainda se agrava visto que Portugal não é um mercado de grande volume, novamente a abordagem da qualidade parece-me ser a unica viavel. Mas por curiosidade, a NFSi tem clientes extra Portugal? há algum plano de explorar o mercado Espanhol? Seria viavel?… Ainda bem que há clientes que reconhecem a qualidade, num mercado nacional em que prevalece a cultura do “chico esperto” do tipo : “epá, os gajos são careiros! aquilo é simples… eu arranjo melhor!” e depois sofrem as consequencias. You live and you learn.

  3. Ao fim de alguns anos a saltar de ISP em ISP onde ao fim de alguns meses mostravam problemas e quando deixávamos de ser os “novos” clientes começavam a não nos ligar na questão de suporte decidi comprar 2 contas de Reseller (apesar de criticares um pouco estas opções) e além de utilizar para os meus clientes de Webdev, acabei por abrir uma pequeno serviço de venda ao público.

    As minhas despesas são altas pois procurei qualidade e tal como o Paulo passo facturas, perco tempo em suporte entre outros, mas também sinto que alguns clientes não me querem largar por nada, e alguns sim, também por terem tentados outros..

  4. Fui ver o site da wl e não me pareceu caro ou acima dos preços do mercado – o alojamento. Sei que muitos dos vendedores lançam um isco a preços muito baixos com pouco serviço para atrair clientes e embora nao esteja por dnetro do mercado em pt pareceu-me acessivel.

    O que me deixou boquiaberto foi uma empresa que anunciava num jornal – nao vale a pena dizer o nome, a partir de 15,99 mês. Ok, vem com um template mas as restrições sao ridiculas e a abertura custa centenas de euros – deve ser a barreira tecnologica de quem nao sabe adaptar um template e nao esta para se chatear com “artistas”.
    Boa sorte para a wl 🙂

  5. Ainda bem que não achou os preços acima da média, mas eu posso dizer que são acima da média se na média incluirmos tudo que vende alojamento. Aliás, nós temos revendedores nossos a vender bem mais barato que nós 🙂

    Quis apenas deixar um comentário, o que está disponível, está mesmo disponível, e o que não estiver explicado no site, está à distância de um email, como por exemplo o acesso SSH que não está anunciado no site, mas que quem estiver interessado e perguntar, a resposta é que está disponível, mediante identificação e justificação.

    Sim, realmente há concorrência a vender vários tipos de planos, em que os mais baratos não trazem nada por defeito, e depois os extras são caríssimos. É uma estratégia de mercado… mais ou menos correcta.

    Cumprimentos
    PC

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *