Aqui vão, na minha opinião, as key-words (por ordem alfabética) que definiram o ano de 2006:
- Blogs – Quem é alguém tem um blog, quem quer ser alguém constroem um blog.
- Intel Core 2 Duo – Depois de um ano menos bom, a Intel contra-ataca com algumas melhorias significativas relativamente aos processadores anteriores.
- Ipod – Nem Zune, nem Zen chegaram aos calcanhares do sucesso que o Ipod continua a alcançar.
- Microsoft Vista – Para o bem e para o mal o lançamento do Windows Vista fez-se já assinalar em 2006.
- Microsoft-Novell deal – FUD? Jogada de marketing? Cavalo de tróia? Ainda é cedo para verificarmos as verdadeiras consequências do acordo entre a Microsoft e a Novell.
- Nintendo Wii – Baixo custo, um comando inovador e jogos divertidos fazem desta consola uma concorrente a ter em conta.
- Oracle’s Unbreakable Linux – Mais um anúncio ainda sem grandes consequências concretas mas que fez com que se fala-se mais um pouco de Linux e os seus potenciais. Em 2007 veremos o que a Oracle consegue fazer.
- PlayStation 3 – A consola de jogos para os ‘power gamers’.
- RSS – Durante o ano de 2006 foram inúmeros os sites que viram as vantagens do RSS. Pena que alguns ainda continuam que nem a avestruz, com a cabeça enfiada na terra a apregoar que os RSS acabam com os seus lucros e o seu modo de fazer dinheiro.
- Smartphones – É só ver a quantidade de portugueses que em 2006 compraram um telefone (1|2|3) que para além de fazer e receber chamadas permite também tirar fotos, sincronizar com o PC a agenda, escrever e ler e-mails, jogar variadíssimos jogos, etc. E ainda dizem que há crise económica.
- Spam – Infelizmente a quantidade de spam cresceu exponencialmente este ano, chegando a números redondos como 80 e 90 por cento do tráfego total de e-mail que circula na Net.
- Virtualização – Virou moda em várias empresas projectos de consolidação para reduzir o número de máquinas usando para isso as várias tecnologias de virtualização disponíveis no mercado. Ganha-se no espaço mas perde-se noutros aspectos.
- Youtube – Diz-se que os jovens vêm cada vez menos televisão e IMO cada vez vão ver menos. Irão distrair-se cada vez mais em sites como o Youtube e Myspace.
E para vocês? Como descreveriam 2006?
Um erro.. Não é “verifica-mos”, é “verificarmos”. Bom Ano!
Corrigido. Obrigado pela chamada de atenção.